Reabilitação de estruturas
Execução de serviços de reabilitação de estruturas abrange uma lista de trabalhos de construção a executar que pode ir de reforço ou restauro de edifícios, até trabalhos de criação de divisórias, isolamento térmico ou criação de móveis embutidos com pladur.
O envelhecimento é uma causa comum dá origem a anomalias nos edifícios tradicionais(mais de 50 anos), ou mesmo nos edifícios mais modernos. Anomalías tipicas com as quais Metodos Sólidos trabalha são: descalçamento, assentamentos, fissuras, degradação dos materiais, apodrecimento da madeira, meteorização, degradação das características mecânicas, redução da área de contacto fundação-solo, desgaste dos ligantes, fendilhação, esmagamento, aparecimento de fungos e bolores, empolamento dos rebocos, e muitos mais. Para cada situação e anomalia temos experiência e profissionalismo suficientes para lhe aconselhar a melhor solução e fazer uma inspeção das zonas mais problemáticas.

A intervenção num edifício pode ser, simplesmente, uma operação de manutenção que se trata de um conjunto de operações preventivas. Exemplos de manutenção podem ser a reparação e limpeza da rede de drenagem, a reparação rebocos, a pintura de fachadas, entre outros, que têm como objetivo manter a edificação em bom funcionamento. São de grande importância este tipo de intervenções uma vez que previnem imensas anomalias, não causam grandes transtornos aos utilizadores do edifício e por conseguinte torna-se num ganho económico a longo prazo. Este é um tipo de reabilitação ligeira que mantém intocáveis a estrutura e a organização espacial do edifício. Existem também intervenções um pouco mais profundas que incluem a melhoria das características dos elementos, o chamado reforço que pode ser localizado ou global. Pode ser necessário o reforço das fundações, da estrutura, do isolamento térmico e acústico ou a melhoria de aspetos relacionados com a segurança ao fogo. Neste tipo de intervenções, de uma forma geral, os utilizadores já são afetados com o decorrer das obras. Tem-se ainda outra forma de reabilitação nos edifícios, a reabilitação profunda, que é utilizada quando os edifícios apresentam um grau de deterioração bastante elevado e estão incluídos o reforço, a consolidação ou mesmo a substituição de elementos afetados.

Uma intervenção pode realizar-se a vários níveis, como já foi referido anteriormente, consoante os pressupostos que a impõem e condicionam, e tem como principal objetivo repor ou melhorar a segurança estrutural de um edifício respeitando a sua identidade cultural, o seu valor histórico ou simplesmente seguindo o projecto aprovado.